Itabira: Morre mais um servidor, vítima da covid-19, que trabalhava numa das empresas que o Sintsepmi solicitou imunização da categoria
Foto: Reprodução/psicologo.com.br
Lamentavelmente, o Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Municipais de Itabira – SINTSEPMI recebeu a informação sobre a morte de mais um servidor da Empresa de Desenvolvimento de Itabira – Itaurb, que atuava na limpeza urbana.
Infelizmente, ele se soma a muitos servidores que já foram vítimas dessa terrível doença. Desde o início da pandemia, o SINTSEPMI atua cobrando do município atenção necessária para esses profissionais, afinal, são eles que garantem o funcionamento dos serviços públicos, porém uma parcela considerável dos servidores ainda não foi imunizada contra a Covid-19.
Segundo o Sindicato, os profissionais deveriam fazer parte do grupo prioritário para imunização. Entretanto, não recebem a dose porque não foram apontados aos grupos determinados pelo Ministério da Saúde. Além disso, muitos deles ainda sofrem com a falta grave de equipamentos de proteção individual adequados para minimizar os riscos de contrair a doença.
As denúncias frequentes mais graves estão ligadas à profissionais que fazem parte do grupo de risco para a doença e continuam trabalhando normalmente, com funções que os colocam diretamente em contato constante com materiais contaminados, como a coleta de lixo, varrição pública, manutenção de sistemas hidráulicos e servidores administrativos.
Mesmo não podendo disponibilizar o imunizante para todas as categorias, por determinação superior, o Sintsepmi diz que a prefeitura de Itabira tem obrigação de observar as regras mínimas de segurança para os servidores e reitera que se isso não acontecer, o número de servidores vítimas dessa doença vai aumentar à medida que a demanda pelos serviços municipais aumentam.
Fonte: Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Municipais de Itabira – SINTSEPMI