Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Notícias

A Vitória da Constituição e o Fortalecimento da Democracia

Logo após o encerramento da votação do Supremo Tribunal Federal, que por 6 votos a 5, mudou a Jurisprudência, decidindo que a partir daquele momento os réus condenados em segunda instância só podem ser presos depois de esgotadas todas as possibilidades de recursos, ou seja o trânsito em julgado, estabelecendo como regra geral a constitucionalidade do Artigo 283 do Código de processo penal.

Tal decisão da Suprema Corte fez valer a Constituição do País, pois, a prisão dos réus condenados em segunda instância fere a Carta Magna e viola os direitos do cidadão brasileiro.

A Direção da Feserp Minas apoia a decisão do STF e condena todo e qualquer ato que rasgue a Constituição e ameaça a democracia do nosso país.

Não está em questão ser a favor ou contra as pessoas envolvidas diretamente nesta decisão como é o caso do ex-presidente Lula e o ex-governador de Minas Eduardo Azeredo, que saíram da prisão após o veredito, o que está em jogo é a Constituição Brasileira que não estava sendo cumprida.
Estamos vivendo um momento ruim para a classe trabalhadora, em que a retirada dos direitos e a onda reformista tem levado o nosso povo ao empobrecimento. A política econômica do atual governo prioriza a concentração de renda e a entrega do patrimônio público para a iniciativa privada, estimulando a evasão das nossas riquezas, beneficiando os grandes grupos econômicos e as grandes instituições financeiras, que em sua maioria pertencem a investidores e corporações Internacionais.

O desemprego bate recordes, o número de pessoas que passaram a viver abaixo da linha da pobreza aumentou significativamente e projetos que visavam diminuir a exclusão social foram extintos, isto é a prova que este governo não governa pensando nos trabalhadores e nos mais pobres. Desde o início dos tempos, nenhuma nação prosperou as custas do sofrimento do seu povo.

Esperamos que a partir de agora nós possamos viver um novo tempo, no qual os interesses do povo brasileiro sejam priorizados, os direitos do cidadão sejam respeitados, o caminho para um novo Brasil seja construído e as desigualdades sociais desapareceram.

Viva a Constituição Brasileira.
Cosme Nogueira
Presidente da Feserp Minas.