Sindicato de Leopoldina consegue reunião com o prefeito com a ajuda da Câmara Municipal
A direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Leopoldina (Sinserpu-Leopoldina), conseguiu uma grande vitória com a ajuda da Câmara Municipal, através da Comissão de Constituição e Justiça, formada pelos vereadores Rogerio Suíno, Ivan Nogueira e pela vereadora Kelvia Raquel, que intermediaram o encontro.
O atual prefeito de Leopoldina, José Roberto de Oliveira (PSC), não recebia a direção do Sindicato há muitos anos, esta prática já vinha de mandatos anteriores, e a realização da reunião no dia 29 de Março, foi visto e comemorada pelos sindicalistas como uma grande vitória, mostrando que a decisão de envolver o Legislativo Municipal foi uma estratégia correta. José Roberto, como era esperado, fez uma ampla explanação sobre a atual realidade do município, justificando a falta de repasses do governo estadual de verbas obrigatórias como o grande motivo para não reajustar salários.
Na oportunidade, a presidente do Sindicato, Sebastiana Celia Robert Tavares (Celinha), protocolou diretamente com o prefeito um requerimento aprovado pela Assembleia Geral, no dia 25 de Março de 2019. No documento consta as principais reventicações:
- Revisão geral anual nos salários;
- Auxílio alimentação no valor de 350 reais;
- Transparência por parte do Executivo sobre controle de gastos;
- Corte no pagamento de horas extras extraordinárias, gratificações e verbas adicionais, como medidas de contenção de despesas;
Celinha avaliou como positiva a reunião com o prefeito, uma vez que o gestor não adotava há muitos anos a prática de receber a direção do Sindicato em seu gabinete para discutir questões ligadas aos servidores municipais, e ressalta que essa reunião será o marco de um novo tempo, pois a categoria a partir de agora vai sentir confiança e motivação para participar das ações promovidas pelo Sindicato, sendo a intenção da diretoria do Sinserpu-Leopoldina de manter a categoria mobilizada nesse processo de negociação.
A presidente informa também que em paralelo as negociações, o departamento jurídico do Sindicato já entrou com um mandato de junção contra a prefeitura de Leopoldina.
Para o presidente da Federação, Cosme Nogueira, a direção do Sindicato usou a estrategia correta em envolver a Câmara Municipal, e isto deu certo. Para Cosme, a reunião neste momento tem que ser considerada como uma grande vitória, mas faz a advertência que é preciso manter a categoria mobilizada e bem informada dos tramites, pois se houver qualquer impasse ou morosidade por parte da prefeitura, será necessário uma reação por parte dos servidores.