Nova onda de protestos contra a Reforma da Previdência nas cidades de Minas
Nesta sexta-feira (31 de março) em Minas Gerais, uma nova onda de protestos contra a Reforma da Previdência proposta pelo Governo de Michel Temer, com manifestações em pelo menos 16 cidades ligadas à FESERP-MG: Araguari, Barroso, Bertópolis, Catuji, Governador Valadares, Ipanema, Itabira, Joaíma, Lavras, Malacacheta, Novo Oriente de Minas, Pavão, Ponte Nova, São Sebastião do Paraíso, Teófilo Otoni e Várzea da Palma
Em Teófilo Otoni, por volta das 8h os manifestantes já se concentravam na Praça Tiradentes, em frente à Câmara Municipal, para os protestos (fotos 1,2 e 3) reunindo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDISETO), outras entidades sindicais, associações e movimentos sociais. Para o presidente do SINDISETO, José Antônio Esteves Guedes, os “trabalhadores e trabalhadoras devem voltar às atenções, mais do que nunca, à Proposta do Governo, que altera as regras da aposentadoria para trabalhadores dos setores público e privado, que, inclusive, já foi aprovada” (na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados no final do ano passado). “A política de ajuste fiscal do Governo Temer é um ataque aos direitos da população, que é agravado com os cortes de investimentos nas áreas sociais. O discurso do governo não mostra a realidade, e ao invés de reajustarem os gastos dos políticos, ele repassam isso aos trabalhadores”, disse.
Sindicalistas de cidades vizinhas (como os companheiros do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Catuji (foto 4)reforçaram a manifestação em Teófilo Otoni.
Na Região, protestos também em Joaíma (foto 5), Malacacheta (foto 6), Novo Oriente de Minas (fotos 7,8 e 9) e Pavão (foto 10).
Também pela manhã, manifestações em Barroso (foto 11), Belmiro Braga (foto 12), Bertópolis (fotos 13,14 e 15), Ipanema (fotos 16 e 17), São Sebastião do Paraíso (foto 18, com uma segunda etapa à tarde) e Várzea da Palma (fotos 19,20 e 21) – “A manifestação foi ótima mas é muito importante que todos continuem na caminhada contra as reformas da Previdência, a Trabalhista, a Tributária e contra à Terceirização”, disse a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Várzea da Palma (SINDIPALMA), Vanessa Lúcia da Silva.
Na parte da tarde manifestações contra a PEC 287 em Araguari (foto 22), Governador Valadares (foto 23), Lavras (foto 24) e Ponte Nova (veja matéria acima).
Os servidores de Itabira foram a Belo Horizonte, participando de atos unificados.
Teófilo Otoni:
Sindicato de Catuji presente nas manifestações em Teófilo Otoni:
Joaíma:
Malacacheta:
Novo Oriente de Minas:
Pavão:
Barroso:
Belmiro Braga:
Fotos de Bertópolis:
Fotos de Ipanema:
São Sebastião do Paraíso:
Fotos de Várzea da Palma:
Araguari:
Governador Valadares:
Lavras: